Institucional  Notícias  Artigos  Manuais  Membros  Quarta-Feira, 1 de Outubro

 
Cores indexadas em Photoshop Por José Jacinto a 24/01/2003

Separação de cores
O que é indexar?

Página 1 de 15

EDIÇÃO DE IMAGENS - Separação de cores

Indexar não é mais do que uma técnica que nos permite limitar o número de cores numa imagem a um conjunto específico e predeterminado de cores.

Em Photoshop, estas cores são salvas como uma "Color Look-Up Table", normalmente referidas como CLUT. Este CLUT serve como um índice de cores numa imagem. Num sentido bastante vago, todas as imagens digitais são indexadas porque elas são compostas por um conjunto limitado de cores, definido pelo "gamut" de um determinado tipo de espaço de cor de uma imagem.

Logicamente, no caso de uma imagem RGB ou CMYK, o número de cores pode ir até às centenas de milhar. Por sua vez, o Photoshop não é capaz de gerar um CLUT para mais que 256 cores, o conceito é o mesmo; a imagem é formada com um conjunto limitado de cores.

Fora da indústria serigráfica, indexar é vulgarmente utilizado para limitar o número de cores em imagens para a Web, de modo a que elas possam parecer iguais nos vários tipos dos diferentes monitores.

É válido perguntar; mas então porque havemos de querer utilizar cores indexadas?

A primeira tarefa quando pretendemos fazer uma separação de cores, é decidir qual o tipo de separação que irá funcionar melhor para a nossa imagem.

Por exemplo, para reproduzir uma imagem fotográfica numa peça de vestuário, o mais provável será utilizar as cores de selecção CMYK.

Num logotipo de 3 cores, o melhor será utilizar uma selecção de três cores directas.

Considerando que as separações indexadas não utilizam as tradicionais tramas de meio-tom, mas sim pixels quadrados, em que todos têm o mesmo tamanho. O que permite a produção de matrizes serigráficas de melhor qualidade (para pixels demasiado pequenos, ter em atenção o tamanho do ponto reprodutível).

De modo a ilustrar estes conceitos, irei utilizar para exemplo um trabalho realizado. Vamos começar por ver que tipo de elementos temos para iniciar este trabalho:
- Um ficheiro Photoshop contendo a digitalização de uma fotografia!

 
  Seguinte
 
 
 
Pesquisar


Web Este site
Google
 


 

   

© Copyright Grafyarte by Joao Martins, 2002 - 2014. Condições legais de Utilização

 
9 visitantes online.