Institucional  Notícias  Artigos  Membros  Segunda-Feira, 29 de Maio







ESCOLA BÁSICA 2, 3 de MANIQUE DO INTENDENTE
170 alunos / 10 turmas

ESCOLA BÁSICA 2, 3 de MANIQUE DO INTENDENTE


Local e Caratcterização do Meio

A Escola Básica 2, 3 de Manique do Intendente, situa-se na freguesia de Manique do Intendente, concelho de Azambuja, distrito de Lisboa.

A freguesia de Manique do Intendente tem 1374 habitantes, sendo a sua maioria idosos.

Esta freguesia é também denominada Alcoentrinho e os seu topónimo primitivo foi: São Pedro de Arrifana. O actual nome deve-se ao seu senhorio, Intendente da polícia Diogo Inácio de Pina Manique por decreto de 11/VIII/1791. Fazem parte desta freguesia os lugares de Arrifana, Carvalhos e Póvoa de Manique.

A festa da freguesia de Manique do Intendente em honra do padroeiro São Pedro, realiza-se em Agosto.

Ao longo dos tempos a agricultura deixou de ser a principal fonte de receita da população ainda que manifeste algum peso na vida dos habitantes, nomeadamente na produção do vinho, olivicultura e da silvicultura, assim como nas culturas de cereais e leguminosas para consumo próprio.

Nos últimos anos, foram introduzidas novas culturas como a horto-floricultura e agro-pecuária. Actualmente, a maior fonte de receitas da população activa provém dos estabelecimentos prisionais existentes em Alcoentre e Vale de Judeus, onde grande parte da população desenvolve a sua actividade profissional.

A freguesia oferece os seguintes serviços:

- Junta de freguesia
- G. N. R.
- Cruz Vermelha
- Correios
- Banco (Caixa de Crédito Agrícola Mútuo)
- Posto médico
- Farmácia
- Jardim de infância
- Escola do primeiro ciclo
- Escola básica dos segundo e terceiro ciclos
- A. P. A. M. I. M. (Associação dos Produtores Agrícolas de Manique do Intendente e Maçussa)
- Casa do povo

Quanto aos tempos livres, a população dispões de um bonito jardim, de fronte do Palácio, que também pode ser visitado e onde se inseres a Igreja Matriz.

Além disso, podem também desfrutar dos Cafés, da Associação Recreativa e Desportiva, dos Ranchos Folclóricos, do Campo de Futebol, etc.



Breve Introdução Histórica

No concelho da Azambuja, na antiga freguesia de São Pedro da Arrifana, actualmente denominada Manique do Intendente, existia o local de Alcoentrinho, que em 1773 foi instituído morgadio a favor do célebre Intendente Geral da Polícia, Doutor Diogo Inácio de Pina Manique.

Já em posse destas terras, Pina Manique, consegue que D.ª Maria I, por recompensa de serviços prestados, ordene que Alcoentrinho se passe a denominar de Manique do Intendente. É então que Pina Manique dá largas à sua imaginação, propondo-se fundar uma povoação com Igreja Paroquial, Pelourinho, casas para Juízes e Vereadores e um grandioso Palácio para si e seus descendentes. Desde 1791 e até 1800, foram construídas todas as obras existentes, como o Palácio da Câmara e Justiça, no largo do Pelourinho, actualmente sede da G. N. R. e o Solar da família, mais conhecido por Palácio de Manique do Intendente.

Enquanto que decorriam as obras, Pina Manique convencera-se, e com razão, que o futuro de Portugal residia no desenvolvimento da agricultura. Assim, fez chegar até Alcoentrinho algumas famílias de colonos Açorianos, que se fixaram no local hoje denominado ?Ilhas? e aos quais forneceu alfaias agrícolas e repartiu com eles terras aráveis.

Por exigência de Napoleão, Pina Manique é demitido do cargo de Intendente Geral da Polícia, cai então em desgraça e vem a falecer em 1805 angustiado e vencido pelas ideias de França.


Descrição do actual contexto escolar

A população estudantil é constituída por crianças e adolescentes de origens sócio-económicas diversificadas, num total de cerca de 170 alunos, distribuídas, normalmente por dez turmas.

O transporte dos alunos é assegurado pela autarquia, tendo algumas crianças que se levantar muito cedo, chegando à Escola trinta minutos antes do início das aulas.

No final do 9.º ano de escolaridade, podem optar por várias Escolas Secundárias, dependendo dos transportes que passam nas suas localidades: Azambuja, Cartaxo, Rio Maior e Caldas da Rainha entre outras.

O corpo docente é bastante móvel, constituído por cerca de vinte e cinco elementos dos quais, em regra, a maioria é profissionalizada mas, apenas cinco destes exercem funções nesta escola há mais de três anos, e uma Psicóloga - Serviços de Psicologia e Orientação.

O corpo não docente é constituído por dezasseis elementos sendo quatro pertencentes aos Serviços Administrativos, dez Auxiliares da Acção Educativa e dois Guardas Nocturnos. Alguns destes funcionários são contratados.

O Edifício da Escola foi remodelado há já algum tempo.

Actualmente, está em estudo entre a D.R.E.L. e a C. M. de Azambuja as obras a desenvolver no espaço escolar (criação de outros edifícios/estruturas) por forma a serem criadas condições físicas ao Agrupamento Vertical de Escolas 1, 2 e 3 do Alto Concelho.





  Morada:
Manique do Intendente
2065 Manique do Intendente
Azambuja

© Copyright Grafyarte by Joao Martins, 2002 - 2014. Condições legais de Utilização

 
18 visitantes online.