Institucional  Notícias  Artigos  Membros  Quarta-Feira, 26 de Abril







FESPA
Federation of European Screen Printers Associations

O que é a FESPA?
FESPA é uma organização que dá o nome a vários acontecimentos, como exemplo temos a Exposição FESPA e os Seminários FESPA. Antes o nome significava ?Federação das Associações Europeias de Serigrafia (Federation of European Screen Printers Associations)?. Agora, com a chegada da Tecnologia Digital, FESPA é conhecida pelo seu acrónimo que está reconhecido em todo o mundo. O objectivo da FESPA é promover a utilização da serigrafia e da imagem digital através de cada uma das distintas Associações Nacionais de Serigrafia e Imagem Digital que são membros desta.

Quando foi constituída a FESPA e porquê?
A FESPA, foi instituída em Setembro de 1962, por ocasião do 1.º Congresso da Associação Alemã dos Impressores de Serigrafia, realizado na cidade de Hamburgo, por um pequeno grupo internacional de serígrafos e fornecedores, com a finalidade de partilharem os seus conhecimentos e promoverem a serigrafia.
Actualmente estão filiadas na FESPA, vinte e seis Associações Nacionais de Oeste a Este da Europa. Os seus membros fundadores, foram as Associações dos Impressores de Serigrafia da Dinamarca, da França, do Reino Unido, da Holanda, da Noruega, da Suécia e da República Federal Alemã, que logo fixaram os seguintes objectivos:
- A troca de conhecimentos no domínio da tecnologia serigráfica;
- O estabelecimento duma estreita colaboração entre os serígrafos e os fornecedores;
- A promoção da serigrafia na Europa, através de reuniões, conferências, exposições e visitas de estudo.
Objectivos que se mantêm como pedra angular das actividades da FESPA, embora, após os países europeus se terem direccionado para o Mercado Único Europeu, outros mais têm vindo a ser acrescentados, como:
- A saúde e segurança dentro das empresas;
- A preocupação com a protecção do meio ambiente;
- As aplicações industriais da serigrafia;
- A tecnologia digital;
- O desenvolvimento técnico e a estandardização.
- A formação profissional;
- O recrutamento dos serígrafos;
- As exposições, publicidade e promoções.
Os quais têm sido objecto duma especial atenção por parte da FESPA, e após 1990, ano da fundação da ESMA, ?Associação Europeia dos Fabricantes de Equipamentos Serigráficos? (European Screen Printing Manufacturers Association)?, em estreita colaboração com esta.
Mas, o ?ponto mais alto? das actividades da FESPA e da cooperação entre estas duas entidades, é a ?Feira Internacional de Serigrafia, Imagem Digital, Tampografia e Processos Afins (FESPA Screenprinting and Digital Imaging Exhibition)?. Que, começou por ser um pequeno certame europeu com menos de 1.000 m2, transformando-se no maior acontecimento da Serigrafia a nível mundial, com uma área bruta superior a 40.000 m2, atraindo expositores e visitantes ligados a vários sectores da indústria, tais como gráfica, têxtil, electrónica, cerâmica, porcelana, faiança, vidro, automóvel, embalagem, calçado, cortiça, etiquetagem, sinalética e plásticos, entre outros. Este evento, de periodicidade trienal, é a ocasião ideal para os fornecedores deste mercado fazerem o lançamento e a demonstração dos novos produtos.
Inserido nesta Feira Internacional, o concurso ?FESPA Awards Competition?, ilustra para os visitantes, não apenas o seu nível de qualidade, cada vez mais elevado, mas também as mudanças que têm ocorrido nos segmentos da serigrafia e da impressão digital de grande formato.
As categorias são divididas em diferentes sectores, Serigrafia, Têxteis, Industrial e Digital. No sector Industrial, as categorias que abrangem a impressão em substratos como o Vidro e a Cerâmica, CDs, Peças decorativas e Circuitos Impressos, foram abertas aos serígrafos de empresas industriais europeias, cuja actividade principal não seja a serigrafia, mesmo que não sejam membros de uma Associação Nacional filiada na FESPA. As restantes categorias são restritas a serígrafos e impressores digitais de grande formato membros duma Associação Nacional filiada na FESPA, ou a entidades designadas como ?Membro Individual de FESPA?.
Paralelamente e dirigido aos jovens, o ?FESPA Youth Competition?, distingue a excelência dos trabalhos de aprendizes e estudantes de serigrafia europeus.
A primeira revista da FESPA, começou por ser publicada em 1984, mas foi no ano de 1990, que informações sobre actividades da FESPA e programas das Associações Nacionais, junto com artigos de especial interesse para a indústria de serigrafia e imagem digital, passaram a ser publicados com regularidade, na revista ?European Screenprinter and Digital Imager?, que é enviada gratuitamente três vezes por ano a todos os seus membros, editada em Inglês, Alemão, Francês e nos últimos anos em Espanhol. Em 2004, a revista (European Screen Printer & Digital Imager) altera o seu nome, a sua imagem, e já com o nome ?Fespa World? passa a ser editada 4 vezes por ano. Primavera, Verão, Outono e Inverno.
Um outro recurso de informação essencial, é o ?Site Oficial da FESPA?; o qual oferece um extensivo conjunto de informações dos sectores de serigrafia e imagem digital, através de ligações para áreas relacionadas com os principais acontecimentos organizados pela FESPA, como; a ?MINI FESPA?, destinada a introduzir a serigrafia nos mercados emergentes da Europa do Leste, ?Notícias da Indústria?, ?Seminários FESPA?, ?FESPA Screenprinting and Digital Imaging Exhibition?, ?DIGITAL? e ?História da FESPA?.

O Corpo Directivo da FESPA é a sua Assembleia Geral com os representantes de todos os países membros, que se reúnem uma vez por ano num país diferente. Esta tem por missão aprovar e pôr em prática estratégias para o futuro, elaboradas pelo seu organismo executivo o Conselho Directivo. Este Conselho reúne-se três a quatro vezes por ano para tratar de aspectos administrativos, financeiros e o próprio programa da FESPA.
A FESPA mantém uma estreita ligação com as Associações de Serigrafia de todo o mundo, em especial com a SGIA ?Specialty Graphic Imaging Association?, de que é filiada.

A FESPA, patrocinou o stand do IPTS, durante a FESPA '2002, em Madrid, para apresentação internacional do projecto IPTShome-ArteFlow, um projecto ao serviço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.





  Morada:
7a West Street
Reigate
Surrey RH2 9BL
United Kingdom

Tel: +44 1737 240788

Fax: +44 1737 240770

E-mail: info@fespa.com

www.fespa.com


© Copyright Grafyarte by Joao Martins, 2002 - 2014. Condições legais de Utilização

 
544 visitantes online.