Institucional  Notícias  Artigos  Membros  Quarta-Feira, 26 de Abril

 
Colagem Alcalina Por Sérgio Rossi Filho a 25/07/2005

Preparação da Massa
Colagem interna e resistência à água...

Página 2 de 13

Além da madeira, outras fontes de fibras podem ser usadas. Alguns exemplos incluem plantas botanicamente menos complexas, algodão, linho, trapos e papéis reciclados. Após a separação das fibras, estas são extensivamente lavadas para remoção dos resíduos químicos do processo de cozimento e passam por diversas etapas de branqueamento.
O branqueamento pode ser necessário por diversas razões, por exemplo:
aumentar o contraste da impressão;
melhorar esteticamente o produto impresso;
aumentar a estabilidade química e a permanência do papel;
melhorar as características sanitárias dos papéis usados para imprimir embalagens de alimentos.
O grau de alvura é geralmente expresso em unidades G.E. ou Elrepho, e encontra-se no intervalo entre 82 e 90 G.E., exceto polpas mecânicas que retém grande parte da lignina.


Preparação da massa

As fibras de celulose, no estado em que são obtidas, produzem papéis com baixa resistência mecânica, textura incontrolável e formação grosseira e desuniforme. Por isso, a fabricação do papel envolve uma etapa de refinação e mistura de materiais fibrosos e não-fibrosos conhecida por preparação da massa.

As fibras são suspensas em água para proporcionar consistência adequada e permitir a mistura com outros constituintes. A refinação constitui a operação mecânica que submete as fibras a ações de cisalhamento que promovem encurtamento e formação de fibrilos muito finos em torno das fibras, lembrando um fio de lã. Estes fibrilos favorecem as ligações fibra-fibra durante a fabricação do papel, aumentando a resistência mecânica da folha.

Além do material celulósico, o papel, dependendo da sua aplicação, contém outros aditivos, tais como cargas minerais (para promover cor, uniformidade e absorção adequados) e agentes de colagem interna (para refrear a penetração de líquidos no interior do papel durante a impressão).


Colagem interna e resistência à água

Papéis não colados internamente absorvem água muito rapidamente.
O propósito da colagem interna é reduzir ou retardar a penetração de água e outros fluidos no interior do papel, mas sem impermeabilizá-lo. O agente de colagem interna é adicionado durante a preparação da massa. Geralmente consiste de resinas alcalinas dispersas e alúmem para auxiliar a fixação das resinas nas fibras.

Visto que as fibras de celulose têm forte atração pelas moléculas de água, e sofrem variação de tamanho ao absorvê-la, a presença de água nos processos de impressão offset ou nas tintas flexográficas causaria variações dimensionais intoleráveis se não existisse um agente moderador de penetração.

 
  < Anterior | Seguinte >
 
 
 
Pesquisar


Web Este site
Google
 


 

   

© Copyright Grafyarte by Joao Martins, 2002 - 2014. Condições legais de Utilização

 
538 visitantes online.